Neste espaço encontrará artigos publicados pelos pesquisadores do grupo NETE/CNPq
2024
Cultura Digital, Currículo e Interdisciplinaridade: um convite ao agir socioprofissional
2023
Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais
Mini-histórias: experiências de formação e pesquisa
A atuação pedagógica no contexto escolar: novas perspectivas de pesquisas
APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL
Transtorno do espectro autista em questão
Metamorfoses formativas em contextos de pandemia
A FORMAÇÃO POLÍTICA E CIDADÃ DO PROFESSOR: luta pelo humano
2022
Estágio Docente em Questão: Experiências e Implicações
Pesquisa-formação com mini-histórias na Educação Infantil
O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos
Leitura e escrita na cultura digital
Psicogênese da empatia e (re)conhecimento do outro
Educação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky
Experiências pedagógicas em mini-histórias
Desafios no ensino de Ciências Biológicas durante a pandemia
A Educação Física em tempos de pandemia: desafios e perspectivas
O Facebook e a Educação Infantil: aproximações entre escolas e famílias
2021
Aporias à inclusão digital de jovens no ensino técnico
Educação Inclusiva: diferentes configurações, olhares e mundos possíveis
A PEDAGOGIA PERFORMATIVA NA CULTURA DIGITAL
Arte-Educação e seus Desdobramentos à Formação Pedagógica
(Re)apropriação do contexto como condição à compreensão hermenêutica
As tecnologias digitais: uma análise das possibilidades para o ensino religioso
As juventudes e as tecnologias: horizontes educacionais
2020
Perspectivas da Performance Docente à Luz das Tecnologias Digitais
Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil
Evasão na EAD: perspectivas de prevenção
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: a barbárie em tempos de Facebook
As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação
Estética do reconhecimento na educação: um olhar por meio da sétima arte
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação
O ócio criativo e suas perspectivas na educação
PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS
O Computador e a Arte-Educação: reflexões sobre os limites e as potencialidades dessa integração
CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Um diálogo crítico sobre educação, crianças e pesquisas recentes
Alfabetização e Letramento: a partilha do sensível na Educação Infantil
ARTE-EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: TENDÊNCIAS E DESAFIOS
O fenômeno das fake news e a pandemia: os multiletramentos digitais em questão
A Observação do Cotidiano Escolar na Práxis Formativa
Reproduções de gênero pela cinematografia: caminhos à educação?
A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado
Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação
Notas marginais sobre Adorno e Freire
Evasão na Educação a Distância: pontos e contrapontos à problemática
2019
A inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escola
Ressonâncias das tecnologias digitais na educação
Os filmes como pretextos sensíveis às problematizações didáticas
O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica
Pedagogia das imagens na educação infantil – mini-histórias e a documentação pedagógica
Inter-relações entre juventudes, educação e tecnologias digitais
Uma releitura de Montessori na Educação Infantil e os atravessamentos tecnológicos
A música na educação infantil: (re)descobrindo sentidos
As Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Criatividade Humana em Questão
2018
Interlocuções das pesquisas em tecnologias na educação
Indústria cultural e cinema: projeções da comunicabilidade de gênero na educação
A perspectiva da alteridade na educação
Cisne Negro: metamorfoses constituidoras do aprender
Cultura digital versus autoridade pedagógica: tendências e desafios
A violência institucionalizada pela indústria cultural: debates educativos
Percursos das sociedades que levaram à indiferença humana
Violência e educação: sensibilização por meio da cinematografia
O teatro na educação: avaliações e debates em voga
Os resultados da hermenêutica à compreensão das pesquisas em educação
Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação?
Perspectivas sobre objetos de aprendizagem de autoria coletiva nos cursos de EAD
Objetos de aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?
Por uma Cultura Reconstrutiva dos Sentidos das Tecnologias na Educação
Interlocuções e discursos de legitimação em EaD
Pedagogia Científica na Educação Infantil: pressupostos montessorianos
Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes
A experiência estética em tempos de virtualização tecnológica
A formação no debate comunicativo de Jürgen Habermas
Metáforas à Construção do Hipertexto no Cenário Educacional
As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica?
Tecnologia Assistiva: recursos pedagógicos à inclusão humana
A Filosofia da Educação na virtualidade da ação e expressão humana
Garimpando ideias para a reconstrução do círculo hermenêutico e do círculo de cultura
Tragédia e reconhecimento na trajetória formativa
Alteridade e educação: Um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade
Reflexões acerca do uso das tecnologias digitais e as juventudes do campo
Infância: desaparecimento ou metamorfose?
Trabalhando com o hipertexto – Caminhos de leitura da obra de Ricoeur
Repensando as tecnologias na era da interconexão e das aprendizagens sociais
Um olhar sobre as transformações das tecnologias na educação
Mini-Histórias: uma possibilidade de comunicação e aprendizagens sociais na Educação Infantil
As Manifestações Discursivas no Ciberespaço: superando deturpações e banalizações
A inclusão social por meio das artes: possibilidades e limites na educação
Brincar, divertir-se e aprender na brinquedoteca escolar
A hora do conto e suas repercussões no processo formativo e histórico-cultural
As implicações da afetividade na aprendizagem escolar
A amizade nas relações de ensino e aprendizagem
A hermenêutica de Ricoeur no contexto das histórias de vida
RESENHAS
Resenha de Han (2017) Sociedade da transparência
A curricularização do espetáculo na nova Base Nacional Comum Curricular
Reseña de Santaella (2019) A pós-verdade é verdadeira ou falsa?
LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da decepção. Entrevista coordenada por Bertrand Richard
TOPOLOGIA DA VIOLÊNCIA: uma visão panorâmica
NO ENXAME: perspectivas do digital
Dimensões Epistemológicas e Metodológicas das Ciências Humanas
Teoria crítica, formação cultural e educação: homenagem a Bruno Pucci
Sociedade da transparência: os processos de desenvolvimento humano em questão
Reflexões acerca da obra: Introdução às Ciências Humanas – análise de epistemologia histórica
Reseña de Han (2017) Agonia do Eros
A prática de cyberbullying contra professores: a autoridade em tempos de concentração dispersa
A salvação do belo, de Byung-Chul Han
Entre a razão e a experiência: ensaios sobre tecnologia e modernidade
Perturbações e potencialidades entre ciência, tecnologia e democracia
Alfabeto da sociedade desorientada
A (auto)exploração do sujeito em rede digital: a liberdade em crise?
A Técnica de Pesquisa de Grupo Focal: contribuições à educação
A pós-verdade é verdadeira ou falsa?
Psicopolítica, neoliberalismo e as novas formas de poder. Reflexão e Ação
BLOG
Seminário de Pesquisa 1 – Linha de Pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
DISSERTAÇÕES E TESES
PERTENCIMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O SONHO NÃO ACABOU!
O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DE PROFESSORES EM QUESTÃO: ABORDAGENS CRÍTICAS
ESTUDOS ACERCA DE MANGÁS E ANIMÊS NA EDUCAÇÃO: tendências e desafios contemporâneos
CYBERBULLYING: PODER E VIOLÊNCIA LIGADOS À EDUCAÇÃO
JOGOS EM QUESTÃO: MEMÓRIAS FORMATIVAS DOS TABULEIROS À GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
A Biblioteca Escolar no Brasil e na Colômbia: diálogos entre estudos de pós-graduação
A influência das mídias digitais na linguagem dos jovens: implicações discursivas
TAPIRI DIGITAL: perspectivas relacionadas à educação do campo e às tecnologias digitais
Da cultura da infância à cultura digital: reflexões sobre o brincar
ARTE-EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: TENDÊNCIAS E DESAFIOS
Teoria Crítica da Tecnologia e Educação: desafios contemporâneos
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA: CONTRADIÇÕES E ELEMENTOS DE APRENDIZAGEM
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EaD: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GUIA DE TURISMO NO IFRS
Evasão na educação a distância: pontos e contrapontos à problematica
Educação profissional de jovens adultos e a apropriação das tecnologias em escolas técnicas
PSICOGÊNESE DA EMPATIA: EDUCAÇÃO, AUTOCONHECIMENTO E RECONHECIMENTO DO OUTRO
LIVROS E CAPÍTULOS
Experiências formativas de mini-histórias : olhares para fora no período da pandemia
Experiências formativas com mini-histórias: pesquisas contemporâneas
Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota (e-book)
Fake news, pandemia e os multiletramentos digitais (capítulo do e-book)
Paradoxos da Escola e da Sociedade na Contemporaneidade
Educação enquanto fenômeno social: Currículo, políticas e práticas 3
Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais
Educação permanente e inclusão tecnológica
Crianças e Tecnologias: influências, contradições e possibilidades formativas
(Re)pensar as tecnologias na educação a partir da teoria crítica
Mini-Histórias: uma possibilidade de comunicação e aprendizagens sociais na Educação Infantil
As Tecnologias na Educação: (re)pensando seus sentidos tecnopoiéticos
Desafios e práticas docentes na contemporaneidade: as séries iniciais em foco
A autoridade pedagógica na cultura digital: desafios do mundo hiperconectado e desorientado
Os efeitos do autoritarismo: práticas, silenciamentos e resistência (im)possíveis
Vamos falar sobre cultura pop?: Episódio 2: a mídia contra-ataca
X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU)