Neste espaço encontrará artigos publicados pelos pesquisadores do grupo NETE/CNPq

2023

Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais

Mini-histórias: experiências de formação e pesquisa

A atuação pedagógica no contexto escolar: novas perspectivas de pesquisas

APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL

Transtorno do espectro autista em questão

Metamorfoses formativas em contextos de pandemia

A FORMAÇÃO POLÍTICA E CIDADÃ DO PROFESSOR: luta pelo humano

2022

Estágio Docente em Questão: Experiências e Implicações

Pesquisa-formação com mini-histórias na Educação Infantil

O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos

Leitura e escrita na cultura digital

Psicogênese da empatia e (re)conhecimento do outro

Educação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky

Olhares sobre Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem: encruzilhadas, intersecções, insurgências

Experiências pedagógicas em mini-histórias

Desafios no ensino de Ciências Biológicas durante a pandemia

A Educação Física em tempos de pandemia: desafios e perspectivas

O Facebook e a Educação Infantil: aproximações entre escolas e famílias

2021

Aporias à inclusão digital de jovens no ensino técnico

Educação Inclusiva: diferentes configurações, olhares e mundos possíveis

A PEDAGOGIA PERFORMATIVA NA CULTURA DIGITAL

Arte-Educação e seus Desdobramentos à Formação Pedagógica

(Re)apropriação do contexto como condição à compreensão hermenêutica

As tecnologias digitais: uma análise das possibilidades para o ensino religioso

As juventudes e as tecnologias: horizontes educacionais

2020

Perspectivas da Performance Docente à Luz das Tecnologias Digitais

Educar pela Pesquisa: entraves à formação de professores na Educação Infantil

Evasão na EAD: perspectivas de prevenção

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: a barbárie em tempos de Facebook

As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação

Estética do reconhecimento na educação: um olhar por meio da sétima arte

Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação

O ócio criativo e suas perspectivas na educação

PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS

O Computador e a Arte-Educação: reflexões sobre os limites e as potencialidades dessa integração

CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Um diálogo crítico sobre educação, crianças e pesquisas recentes

Alfabetização e Letramento: a partilha do sensível na Educação Infantil

ARTE-EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: TENDÊNCIAS E DESAFIOS

O fenômeno das fake news e a pandemia: os multiletramentos digitais em questão

A Observação do Cotidiano Escolar na Práxis Formativa

Reproduções de gênero pela cinematografia: caminhos à educação?

A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado

Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação

Notas marginais sobre Adorno e Freire

Evasão na Educação a Distância: pontos e contrapontos à problemática

2019

A inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escola

Ressonâncias das tecnologias digitais na educação

Os filmes como pretextos sensíveis às problematizações didáticas

O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica

Pedagogia das imagens na educação infantil – mini-histórias e a documentação pedagógica

Inter-relações entre juventudes, educação e tecnologias digitais

Uma releitura de Montessori na Educação Infantil e os atravessamentos tecnológicos

A música na educação infantil: (re)descobrindo sentidos

As Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Criatividade Humana em Questão

2018

Interlocuções das pesquisas em tecnologias na educação

Indústria cultural e cinema: projeções da comunicabilidade de gênero na educação

A perspectiva da alteridade na educação

Cisne Negro: metamorfoses constituidoras do aprender

Cultura digital versus autoridade pedagógica: tendências e desafios

A violência institucionalizada pela indústria cultural: debates educativos

Percursos das sociedades que levaram à indiferença humana

Violência e educação: sensibilização por meio da cinematografia

O teatro na educação: avaliações e debates em voga

Os resultados da hermenêutica à compreensão das pesquisas em educação

Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação?

Perspectivas sobre objetos de aprendizagem de autoria coletiva nos cursos de EAD

Objetos de aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?

Por uma Cultura Reconstrutiva dos Sentidos das Tecnologias na Educação

Interlocuções e discursos de legitimação em EaD

Pedagogia Científica na Educação Infantil: pressupostos montessorianos

Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes

A experiência estética em tempos de virtualização tecnológica

A formação no debate comunicativo de Jürgen Habermas

Metáforas à Construção do Hipertexto no Cenário Educacional

Notas sobre teoria e práxis

As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica?

Tecnologia Assistiva: recursos pedagógicos à inclusão humana

A Filosofia da Educação na virtualidade da ação e expressão humana

Garimpando ideias para a reconstrução do círculo hermenêutico e do círculo de cultura

Tragédia e reconhecimento na trajetória formativa

Alteridade e educação: Um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade

Reflexões acerca do uso das tecnologias digitais e as juventudes do campo

Infância: desaparecimento ou metamorfose?

Trabalhando com o hipertexto – Caminhos de leitura da obra de Ricoeur

Repensando as tecnologias na era da interconexão e das aprendizagens sociais

Um olhar sobre as transformações das tecnologias na educação

Mini-Histórias: uma possibilidade de comunicação e aprendizagens sociais na Educação Infantil

As Manifestações Discursivas no Ciberespaço: superando deturpações e banalizações

A inclusão social por meio das artes: possibilidades e limites na educação

Brincar, divertir-se e aprender na brinquedoteca escolar

A educação formativa para a convivência entre os estudantes: alicerce dos processos de ensino e de aprendizagem

A hora do conto e suas repercussões no processo formativo e histórico-cultural

As implicações da afetividade na aprendizagem escolar

A amizade nas relações de ensino e aprendizagem

A hermenêutica de Ricoeur no contexto das histórias de vida


RESENHAS

Resenha de Han (2017) Sociedade da transparência

A curricularização do espetáculo na nova Base Nacional Comum Curricular

Desafiando a passividade na educação: desconstruindo a formação espetacular em um mundo em constante mudança

A salvação do belo

Reseña de Santaella (2019) A pós-verdade é verdadeira ou falsa?

LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da decepção. Entrevista coordenada por Bertrand Richard

TOPOLOGIA DA VIOLÊNCIA: uma visão panorâmica

NO ENXAME: perspectivas do digital

Dimensões Epistemológicas e Metodológicas das Ciências Humanas

Teoria crítica, formação cultural e educação: homenagem a Bruno Pucci

Sociedade da transparência: os processos de desenvolvimento humano em questão

Reflexões acerca da obra: Introdução às Ciências Humanas – análise de epistemologia histórica

Reseña de Han (2017) Agonia do Eros

A prática de cyberbullying contra professores: a autoridade em tempos de concentração dispersa

A salvação do belo, de Byung-Chul Han

Entre a razão e a experiência: ensaios sobre tecnologia e modernidade

A agonia de Eros

Perturbações e potencialidades entre ciência, tecnologia e democracia

Educação e Emancipação

Alfabeto da sociedade desorientada

A (auto)exploração do sujeito em rede digital: a liberdade em crise?

A Técnica de Pesquisa de Grupo Focal: contribuições à educação

A pós-verdade é verdadeira ou falsa?

Psicopolítica, neoliberalismo e as novas formas de poder. Reflexão e Ação


SITE
Hipertexto Ricoeur


BLOG
Seminário de Pesquisa 1 – Linha de Pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação


DISSERTAÇÕES E TESES

ESTUDOS ACERCA DE MANGÁS E ANIMÊS NA EDUCAÇÃO: tendências e desafios contemporâneos

CYBERBULLYING: PODER E VIOLÊNCIA LIGADOS À EDUCAÇÃO

JOGOS EM QUESTÃO: MEMÓRIAS FORMATIVAS DOS TABULEIROS À GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Aproximações Formativas dos Professores com as Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências: Pistas Interpretativas

A Biblioteca Escolar no Brasil e na Colômbia: diálogos entre estudos de pós-graduação

A influência das mídias digitais na linguagem dos jovens: implicações discursivas

TAPIRI DIGITAL: perspectivas relacionadas à educação do campo e às tecnologias digitais

Da cultura da infância à cultura digital: reflexões sobre o brincar 

ARTE-EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: TENDÊNCIAS E DESAFIOS

Teoria Crítica da Tecnologia e Educação: desafios contemporâneos

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA: CONTRADIÇÕES E ELEMENTOS DE APRENDIZAGEM 

PERCURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A LUTA POR RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE AUTORIA COLETIVA EM CURSOS DE EAD: UMA OPORTUNIDADE PARA A FORMAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COLETIVA?

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EaD: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GUIA DE TURISMO NO IFRS

Reavaliação crítica da pedagogia: exigências curriculares à formação de professores na cultua digital

Evasão na educação a distância: pontos e contrapontos à problematica

Educação profissional de jovens adultos e a apropriação das tecnologias em escolas técnicas

PSICOGÊNESE DA EMPATIA: EDUCAÇÃO, AUTOCONHECIMENTO E RECONHECIMENTO DO OUTRO


LIVROS E CAPÍTULOS

Experiências formativas de mini-histórias : olhares para fora no período da pandemia

Experiências formativas com mini-histórias: pesquisas contemporâneas

Imagens do pensamento: sociedade hipercomplexa e educação remota (e-book)

Fake news, pandemia e os multiletramentos digitais (capítulo do e-book)

Paradoxos da Escola e da Sociedade na Contemporaneidade

Educação enquanto fenômeno social: Currículo, políticas e práticas 3

Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais

Educação permanente e inclusão tecnológica

Crianças e Tecnologias: influências, contradições e possibilidades formativas

(Re)pensar as tecnologias na educação a partir da teoria crítica

Mini-Histórias: uma possibilidade de comunicação e aprendizagens sociais na Educação Infantil

As Tecnologias na Educação: (re)pensando seus sentidos tecnopoiéticos

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. (Re)pensar as tecnologias na educação a partir da teoria crítica. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. v. 1. 157p.

PUGENS, N. B. ; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. ; MILBRADT, C. . A pedagogia dialógica em Paulo Freire: dispersões na era digital. In: Patricia Bieging, Raul Inácio Busarello. (Org.). Mídia e educação: abordagens e práticas. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. 1, p. 52-73.

Desafios e práticas docentes na contemporaneidade: as séries iniciais em foco

A autoridade pedagógica na cultura digital: desafios do mundo hiperconectado e desorientado

Fenômenos sociais e direito

Os efeitos do autoritarismo: práticas, silenciamentos e resistência (im)possíveis

Vamos falar sobre cultura pop?: Episódio 2: a mídia contra-ataca

X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU)

Theodor W. Adorno: a atualidade da crítica

Vamos falar sobre gibis? : Episódio 2: o retorno dos nerds