Desde 2014, por meio do projeto Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica?, o grupo de pesquisa NETE/UNILASALLE/CNPq tem realizado pesquisas hermenêuticas analisando as teses de doutorado produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação do país sobre o tema das tecnologias educacionais, para identificar os impactos e efeitos dessas pesquisas à inclusão tecnológica e ao diálogo com os diferentes contextos educativos. O projeto “Educação a distância, interação e democratização dos saberes” (2016) foi aprovado no Edital PROGRAMA PRIMEIROS PROJETOS – ARD/PPP 2014 (FAPERGS e CNPq) e, na sequência, foi contemplado no Edital Universal MCTI/CNPq Nº 01/2016, com uma perspectiva ampliada e dialética sobre a temática “Educação Permanente e Inclusão Tecnológica: rumo à democratização dos saberes” (2017). Os recursos disponibilizados permitiram adquirir até o momento: 10 computadores para a construção de um laboratório de pesquisa para os estudantes, professores e participantes das oficinas pedagógicas e 18 livros para o reconhecimento e a revisão de literatura e estudos da área. De forma colaborativa com esses sujeitos da pesquisa e os profissionais da educação propomos construir estratégias pedagógicas que favoreçam o processo de inclusão tecnológica, de ensino e aprendizagem, para que todos aprendam a usar e a pensar com as tecnologias de forma permanente. Ressaltamos que pesquisas envolvendo a educação permanente e a inclusão tecnológica são escassas em nosso país. Nessa direção, esse projeto além de contribuir com a formação recíproca de professores e cidadãos de Canoas, poderá contribuir com a produção de conhecimento na área de inclusão tecnológica e educação permanente, especialmente no processo de democratização e ampliação de acesso à internet de pessoas com seus próprios estilos de aprendizagem.